top of page
Banner colorido de divulgação do projeto Vinho Literário. No centro, sobre fundo claro, está o título em duas cores: “VINHO” em vermelho e “LITERÁRIO” em verde-oliva. Acima, em faixa verde-oliva, lê-se em branco “Aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura – PRONAC: 256856”. No canto superior direito aparece o logotipo da Dilogia – Casa da Diversidade. À esquerda, foto de uma taça de vinho tinto ao lado de uma pilha de livros. No canto inferior esquerdo, mulher negra lê um livro com expressão concentrada. À direita, três pessoas sorridentes sentadas com taças de vinho e livros, em frente a uma tela que exibe “Clube do Livro”. Na parte inferior central, garrafa de vinho e taça sobre mesa de madeira com cacho de uvas verdes ao lado.

EM CAPTAÇÃO

SOBRE O PROJETO

O Vinho Literário é um projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (art. 18) que promove uma literatura antirracista em uma experiência única.

Serão realizados seis encontros presenciais de um Clube do Livro antirracista, (totalizando até 100 pessoas), em obras escritas por mulheres negras que serão debatidas em meio a um coquetel de vinhos e petiscos, favorecendo o diálogo e a troca de ideias em um ambiente acolhedor.

Como contrapartida social, o projeto promove seis palestras em escolas públicas (beneficiando até 500 pessoas), incentivando a leitura e a educação antirracista.

 

​Alinhado aos ODS da ONU, contribui para o ODS 4 (Educação de Qualidade) ao estimular pensamento crítico e formação de leitores; ODS 10 (Redução das Desigualdades) ao democratizar o acesso à cultura; ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) ao fomentar espaços de diálogo e respeito à diversidade; e ODS 18 (Igualdade Étnico-racial) ao ao promover educação antirracista, valorizar autoras negras e indígenas e criar espaços de diálogo que combatem o racismo estrutural.

Período de execução

19/01/2026 a 19/11/2026

Atividades principais

  • Promoção de ​um clube do livro antirracista (100 pessoas).

  • Realização de palestras com foco em educação antirracista e incentivo à literatura (500 pessoas).

Público-alvo

  • Do clube do livro: jovens-adultos que possuem interesse em educação antirracista, filosofia e sociologia, pessoas que apreciam experiências culturais e gastronômicas.

  • Das palestras: estudantes e professores de escolas públicas, prioritariamente adolescentes do ensino médio.

Alcance direto

600 pessoas

Valor aprovado

R$ 88.517,00

QUADRO RESUMO

O PROJETO EM NÚMEROS

100

pessoas (somadas em 6 encontros do clube do livro).

Público estimado de

500

pessoas nas palestras

12

livros estudados no clube do livro.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DIFERENCIAIS

Equipe do projeto composta exclusivamente por profissionais pertencentes a grupos historicamente marginalizados.

Cadeia de fornecedores composta prioritariamente por profissionais pertencentes a grupos historicamente marginalizados e/ou comerciantes locais.

FAÇA DOWNLOAD DA APRESENTAÇÃO COMERCIAL

bottom of page